CleanBrazil dá soluções em logística industrial


caminhão minerioA experiência como funcionário pode ser o primeiro passo para um projeto próprio no futuro. Foi essa a trajetória de empreendedorismo do engenheiro mecânico Marlúcio Tavares, que arriscou sair de uma grande multinacional em 1998 e fundar a CleanBrazil Ltda, especializada em soluções para transportadores de correia (utilizados em logística e no escoamento de produção industrial), localizada em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado.

Hoje, a pequena empresa do final da década de 90 deu lugar a um projeto mais ousado, que já conta com 30 funcionários diretos, ocupa uma área fabril total de  mil metros quadrados, atua no país inteiro e já começa o processo de exportação para América Latina. Além de prestar serviços, a empresa também fabrica os acessórios para transportadores de correia, usados na movimentação de materiais finos ou granulados em empresas de qualquer porte.

As informações são do próprio Tavares, fundador e proprietário da CleanBrazil. “É difícil calcular quanto produzimos por mês, mas posso dizer que já alcançamos 40% do volume da empresa líder do setor no mercado nacional”, disse. De acordo com ele, os principais clientes são do setor de mineração e siderurgia, que foram os segmentos mais afetados pela crise em Minas.

Dentre eles, estão a Vale S/A, o Grupo Gerdau, e a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas). Por atuar junto aos setores de siderurgia e mineração, a empresa, que tem 40% dos seus negócios no Estado, sofreu um impacto durante os seis meses de intensificação das turbulências no mercado. “Mas agora posso afirmar que já voltamos aos patamares do período pré-crise. Devemos, em 2009, empatar com 2008, quando também mantivemos estáveis na comparação com 2007″, disse.

De acordo com Tavares, os investimentos foram menores neste ano, mas não pararam. No entanto, com a previsão de retomada integral dos pedidos em 2010, novos projetos serão concretizados no ano que vem. “Temos já lançamentos de produtos para 2010″, adiantou, ao informar que o mix da empresa hoje abrange cerca de 30 itens.

Localização estratégica – Conforme o empresário, a sede está em Divinópolis por questão de logística e estrutura da região. “Além disso, é minha cidade natal”, disse. A CleanBrazil também tem uma unidade de negócios estratégica em Belo Horizonte.

Fundada em 1998, a empresa oferece soluções para transportadores de correia, através de raspadores, limpadores, guias laterais e mesas de impacto, dentre outros. A CleanBrazil instala, faz a manutenção, limpeza das áreas pertinentes e projetos especiais. Além da mineração e siderurgia, atua para os segmentos de papel e celulose, cimento, carvão e calcário.

 

Diário do Comércio -  08/10/2009

CleanBrazil_sede-nova

logo

Soluções para Transportadores de Correia, oferecendo Equipamento, Instalação, Inspeção, Manutenção e Projetos Customizados.