Mineração alavanca vendas da CleanBrazil


156915_1366Expansão esperada em 2008 é de 70%

A CleanBrazil, empresa localizada em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, especializada em soluções para transportadores de correias, deve crescer cerca de 70% neste ano. A empresa, que completa dez anos em 2008, prevê forte expansão devido à crescente demanda do setor de mineração brasileiro, do qual a empresa ainda explora apenas 10%. Entre 2007 e 2011, os investimentos em mineração no país serão da ordem de US$ 32 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Entre os clientes da CleanBrazil estão a Companhia Vale do Rio Doce (Vale), Gerdau, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo o diretor da empresa, Marlucio de Moraes Tavares, o setor é muito promissor, uma vez que empresas de qualquer porte do segmento necessitam dos equipamentos para a movimentação da produção. “Estamos entre as cinco empresas brasileiras estruturadas para atender o segmento”, defendeu.

De acordo com o diretor, graduado em Engenharia Mecânica, de Minas e Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o crescimento da demanda por grandes clientes se dá basicamente por indicação. Ele explicou que os equipamentos para os transportadores de correias estão sujeitos a problemas e que o diferencial da empresa está na qualidade na prestação dos serviços.

“O cliente não procura equipamentos, ele procura solução para os problemas da produção”, esclareceu. A aceitação de empresas jovens como a CleanBrazil pelo mercado, segundo ele, é explicada pelo fato de que as mais conhecidas são muitas vezes testadas e descartadas. Ao fornecer equipamentos como os raspadores com lâmina de poliuretano, 100% reciclável, a empresa potencializa o crescimento já que passa a fornecer peças de reposição.

Representação – Seguindo uma tendência, que de acordo com o diretor é mundial, a CleanBrazil não pretende trabalhar com representantes. “É sabido que os representantes não têm a mesma disponibilidade de trabalhar com o produto quanto o próprio fabricante”, avaliou. Por causa disso, a meta é contratar técnicos que darão uma contribuição maior ao departamento comercial.

Os funcionários do departamento comercial são encarregados de acompanhar todo o processo de venda em um ciclo que reabasteça a empresa com informações que culminem em acertos e mais qualidade na produção. “Até o final do ano vamos contratar seis funcionários para o setor”, informou Tavares. Ao todo, a empresa conta com 30 colaboradores.

A empresa fabrica os próprios equipamentos em Belo Horizonte e Divinópolis e investe cerca de 5% do faturamento em desenvolvimento de tecnologia. A área ocupada desde 2004, quando a empresa se deslocou de Contagem para Divinópolis, é alugada e está sendo usada como teste.

“Estamos usando esse tempo em que não dispomos de área própria para avaliar o espaço que precisaremos para a instalação da planta definitiva”, analisou o diretor.

 

Nice Silva – Diário do Comércio -  23/05/2008

CleanBrazil_sede-nova

logo

Soluções para Transportadores de Correia, oferecendo Equipamento, Instalação, Inspeção, Manutenção e Projetos Customizados.